22 de out. de 2010

Unhas de Gel

As Unhas de gel ou de silicone consistem numa aplicação de um gel cosmético na base da unha.
Ele ajuda na protecção das unhas e consequentemente a que o seu crescimento seja mais saudável.
Este tipo de tratamento pode ser efectuado em cima da própria unha natural, ou usando extensão da unha.

Vantagens:
Suas vantagens é a sua durabilidade, pois as unhas ficam com um aspecto bonito durante várias semanas, sem a necessidade das habituais preocupações do vulgar sistema de verniz.

O líquido viscoso utilizado contém uma composição química inofensiva e é hipoalergênica;

As unhas de gel são muito resistentes e ainda protegem a unha natural durante o crescimento;

Pode-se pintar e decorar normalmente como se fossem unhas naturais.

Aplicação:

De acordo com o seu próprio nome, um gel UV é colocado sobre as unhas naturais. Uma a uma. Em seguida todas são submetidas a luz ultravioleta que fixam o gel às unhas. Isto proque as unhas feitas de um composto fotopolimerizável.

3 de out. de 2010

Tirar as cutículas prejudica a saúde?



Para algumas pessoas a cutícula não passa de um incomôdo a sua beleza, mas existe o outro lado da história que vai além de uma estética, confira o que o especialista fala a respeito do assunto.

Para que serve a cutícula?

A cutícula é uma membrana localizada ao redor da unha que tem como principal função a proteção do aparelho ungueal.

Tirar as cutículas completamente faz mal à saúde? Por quê?

Sim, o procedimento de retirada da cutícula faz com que a unha fique exposta a todos os agentes externos, como, por exemplo, água, agentes químicos e ainda bactérias.

Que doenças podem surgir devido à retirada de cutículas?

Existem várias alterações que podem ser geradas a partir desse ato de retirar as cutículas. São elas:

- Onicomicose - é uma infecção causada por fungos que acomete as unhas, tanto do pé quanto das mãos. O ato de retirar as cutículas expõe a lâmina ungueal a diversos agentes. O mais preocupante é que essa infecção da unha pode ser uma porta de entrada para outras infecções mais graves, como erisipela.

- Paroníquia - é uma inflamação que atinge a pele ao redor da lâmina ungueal e é mais comum em mulheres que têm o hábito de retirar as cutículas ou “cutucar” com alicate ou outro objeto essa área, desencadeando esse processo inflamatório de difícil abordagem. Às vezes apenas tratamento com creme tópico não resolve o problema, necessitando assim de uma conduta cirúrgica.

- Distrofias ungueais - são alterações que causam deformidades na lâmina ungueal, desencadeadas por esse trauma direto nas cutículas.

O ideal é deixar as cutículas intactas ou empurrá-las?

Visando uma saúde adequada das unhas, o melhor seria manter as cutículas intactas, porém esse ato de “fazer as unhas” é cultural, visto apenas no Brasil. É claro que, quando as cutículas são retiradas, esteticamente fica muito mais bonito. Porém, existem vários produtos ou até aparelhos que afastam as cutículas e que dão o mesmo efeito, mas mantendo a saúde ungueal.

Qual o procedimento que deve ser feito para empurrar as cutículas e remover o excesso? Que produtos e instrumentos utilizar?

Esse procedimento pode ser feito com uma espátula ou através de produtos usados exclusivamente para deixar essa membrana mais maleável e causar uma melhor impressão.

Há alguma forma de amaciar e afinar as cutículas, através de cremes? Que cremes podem ser usados?

Cremes hidratantes com ativos como óleos essenciais podem causar esse efeito de pele hidratada e assim facilitar o ato de afastar as cutículas.

Mulheres que fazem trabalhos manuais, como cozinheiras, devem tomar mais cuidado com a retirada de cutículas?

Sim, todas as pessoas que fazem trabalhos manuais devem sempre se proteger através de luvas específicas como vinil, silicone, nitrila ou, se o custo for muito elevado para o uso diário, podem ser feitos com uma luva de algodão em contato direto com a mão e sobre ela uma luva de borracha, que se encontra em qualquer mercado.
Tudo isso para evitar o contato direto das mãos e das cutículas com produtos químicos que podem desencadear eczemas de difícil tratamento e manejo. Isso deve ser feito até na lavagem de uma peça de roupa ou até de um copo de água.


Fonte:Idmed

Saiba mais sobre as unhas

É verdade que as unhas podem revelar o estado de saúde de uma pessoa?

Sim. Dependendo do estado das unhas, podemos saber se existe algum problema interno com a pessoa.


O que significa:

Machas esbranquiçadas
Manchas brancas pequenas: pequenos traumas. Às vezes você bate a unha e isso interfere na linha de produção de células. As que saem com defeito desenham as manchas. Como a unha cresce devagar, você nem se lembra que havia batido.

Manchas grandes brancas: às vezes elas aparecem na ausência de zinco no organismo.


Manchas amarelas ou unhas amareladas: Podem aparecer nas pessoas que tomam antibiótico por muito tempo seguido e naquelas que fumam muito.


Manchas arroxeadas: Por algum trauma , micose ou outra infecção.


Fracas, quebradiças, com descamação: Falta de proteínas e vitaminas no organismo (provavelmente vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina E).


Verruga ao redor da unha: verrugas virais também chamadas de verrugas vulgares. Existem alguns tumores que se parecem com verrugas e devem ser examinados pelo médico. Devem ser retiradas cirurgicamente.


Unhas deformadas: Onicosquizia é o nome que se dá a unhas deformadas. Podem aparecer por traumas na base da unha e pelo uso exagerado das unhas no trabalho.


Linhas: Podem representar carência vitamínico proteica.


Unhas pálidas: Se for próximo da matriz, pode representar uma doença auto-imune, como o lúpus, por exemplo.


Unhas fracas: Falta de vitaminas e sais minerais como o ferro e o cálcio.


Unhas encravadas: Alteração anatômica ou cortes errados. Devem ser tratadas adequadamente.


Ondulações: Podem representar alterações de personalidade (traumas contínuos) ou podem representar outras doenças.


Unhas meio a meio: comum na insuficiência renal crônica.


Unhas côncavas: possível falta de ferro.


Unhas convexas e sem brilho: podem indicar problemas cardíacos ou pulmonares


Como fazer o autoexame das unhas?

Devemos olhá-las sempre com a luz natural ou mais próxima do natural. Verificar as bordas e as pontas para observar aberturas.


Esmaltes e produtos especiais para fortalecer as unhas funcionam?
A forma de esmalte pode ser usada para administrar medicamentos como a tretinoina, que endurece as unhas.


Que cuidados devem ser tomados para evitar o contágio de bactérias nas unhas?
A limpeza é essencial. Não usar instrumentos de outras pessoas (alicate, afastador de cutículas, etc) e não deixar machucados abertos e sem tratamentos.


Cutículas podem ser retiradas?
Não devem, pois elas são a defesa que a unha tem para que não entre nenhum ser vivo sob elas. O máximo que deve se fazer é afastá-las.


Como a unha deve ser lixada?
Não importa muito como ou qual lixa usar. Já se lixava as unhas 2000 anos antes de Cristo. O único problema é que a lixa deve ser individual.


É recomendado usar esmalte constantemente, sem deixar a unha “respirar” por uns dias?
A unha é porosa, então ela pode ressecar se ficar coberta por esmalte constantemente. O ideal é deixar dois dias entre cada oito.


Que cuidados com a alimentação devem ser tomados para preservar a saúde das unhas?
As unhas são feitas de queratina que é uma proteína, portanto necessita de aminoácidos, vitaminas e sais minerais encontrados em uma alimentação equilibrada, com carnes, leites e vegetais verde escuro.


Fonte:Idmed